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OKR entenda por que implementar no seu negócio | Criando Marketing

publicado em:12/02/20 8:11 PM por: Renata Gonçalves Marketing DigitalPlanejamento

Descubra o que é OKR e como essa metodologia pode auxiliar no crescimento do seu negócio

Então as festas de fim de ano se foram, vieram as férias e você está, agora, aguardando o carnaval passar para começar seu planejamento de marketing digital, certo? Errado, meus amigos.

Enquanto você descansa, saiba que seus concorrentes estão investindo esforços e equipes para planejar as ações e não perder mais tempo nessa gincana em que o marketing digital faz toda a diferença!

Cada vez mais concorrido, o mercado nas redes sociais precisa de planejamento antecipado para que você não perca oportunidades. Mas como é que se faz?

Planejar sem tempo a perder!

Tudo bem que boa parte dos seus clientes estão de férias, mas não é por isso que você não pode aproveitar o tempo para pesquisar os seus acertos e erros nas estratégias desenhadas no ano passado.

É hora de planejar, rever as métricas, observar se os KPIs (indicadores-chave de performance) que você está usando  são mesmo os mais eficientes para o seu caso. Aproveite o tempo!

Neste sentido, cada caso é um caso. Reúna a equipe para o planejamento de marketing digital e faça um brainstorm, provoque a discussão.

Peça que cada um encontre, entre as milhares de métricas existentes, outras que possam ser relevantes para o seu negócio. Quem sabe algum indicador que pode ajudar a observar melhor o comportamento dos seus clientes não está sendo esquecido?

Os OKR e o papo da galinha

Uma das maiores dificuldades que as pessoas e, consequentemente, as empresas têm é organizar suas metas de forma que elas sejam sustentáveis, dentro da estratégia de negócio.

É nessa hora que aqui, na Criando Marketing, te recomendamos um modelo de construção de metas que pode te ajudar, o OKR, ou Objects+Key Results.

O que significa:

Objetivos (O) – O que você deseja alcança em um determinado período.

Key Results (KR) – Principais resultados ou resultados chave, são as métricas definidas, que em conjunto, fará você alcançar o seu objetivo.

Descomplicando o OKR

Funciona mais ou menos como o dito popular: de grão em grão, a galinha enche o papo. Pois é, de OKR em OKR você consegue se organizar e conquistar suas metas.

O segredo é dividi-las em pequenos passos e conquistas, que transformem o desafio em pequenos “grãos” de trabalho, sem entalar o dia a dia com tarefas inatingíveis e intermináveis. Assim ficou mais fácil!

Preparando Objetivos e Key Results

Como objetivo, você deve listar a meta principal a ser atingida. Por exemplo, pode ser aumentar o número de leads nas redes sociais.

Tenha em mente que o objetivo deve ser claro o suficiente para que todos dentro de sua equipe o entendam.

As metas dentro daquele objetivo servirão para indicar o quanto você avançou para realizá-lo. Sendo assim, como Key Result (Resultado Chave), você pode listar submetas dentro da área de atuação. No nosso caso, como estamos falando de marketing digital, podemos listar estas submetas, por exemplo:

  • criar 5 novos posts engajadores em até uma semana
  • reduzir os abandonos de carrinhos em 3% em até duas semanas
  • resgatar 5 clientes que deixaram de comprar em até uma semana
  • preparar uma nova campanha de assinaturas em até uma semana
  • escolher um produto e dobrar a quantidade de vendas em até duas semanas

Atente para os prazos, porque meta sem prazo vale menos que nota de R$3,00…

Pense grande, mas aja de grão em grão

Para estruturar OKR é necessário ter em mente algumas dicas importantes.

De nada adianta estabelecer metas fáceis demais de cumprir. Se assim for, os avanços serão pequenos e vão desestimular a equipe.

Estabeleça prazos relativamente curtos para que as metas sejam alcançadas e isso dará mais agilidade ao trabalho da equipe. Um bom planejamento de marketing digital também exige um acompanhamento e avaliação constante das metas. Afinal, tudo muda o tempo todo no mundo…

Outra boa dica é deixar os OKR sempre à vista da equipe, como um lembrete do que precisa ser feito e quando deve ser entregue.

Importante também que as medições sejam acompanhadas pela equipe e que todos entendam como e porque estão sendo executadas.

Faça-os compreender que as metas estão ali para ajudar e não para incomodar. Assim, a análise dos resultados vai estimular todo mundo a trabalhar de forma mais objetiva para melhorar os resultados.

Se você preparou os OKRs, treinou a equipe, se todos estão trabalhando e não há resultado positivo na mensuração, é sinal que alguma coisa está errada. Reveja os processos e busque o ponto fraco.

Como você pode ver, não há porque esperar o carnaval passar para agir. Mãos à obra!

 

 





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