fbpx
O que é Inbound e Outbound Marketing?
O que é inbound e outbound marketing?

O que é Inbound e Outbound Marketing?

 

O inbound e outbound marketing são duas formas diferentes de trabalhar o marketing da sua empresa, neste artigo eu vou te apresentar as principais diferenças e como aplicar no seu negócio.

Mas o que é inbound marketing?

Inbound Marketing é qualquer estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas em vez de correr atrás delas, como no marketing tradicional. Também é conhecido como Marketing de Atração e seus grandes pilares para atrair e converter o público são:

SEO (Search Engine Optimization)- É um conjunto de técnicas para otimização do seu site, blog e conteúdos, para alcançar um bom posicionamento orgânicos nas buscas do Google, gerando tráfego recorrentes e autoridade da sua marca.

Marketing de Conteúdo– É uma estratégia de marketing focada em entregar conteúdos para seu público-alvo para atrair seu público de forma natural e espontânea para o processo compra. É o combustível do Inbound Marketing.

Estratégia em Redes Sociais– Divulgue e promova esses conteúdos com posts, artigos, vídeos, nas Redes Sociais.

Mas que é outbound Marketing?

Já o outbound Marketing ou Marketing tradicional foi utilizado por muito tempo pelas empresas. Esse tipo de marketing cresceu muito com o uso de propagandas no rádio, TV, jornais, revistas,outdoor, mala direta, cartazes, patrocínio de eventos, enfim, nos meios mais tradicionais de publicidade.

Durante muito tempo essas eram as principais formas de se comunicar e apresentar sua empresa, com a revolução digital a internet passou a fazer parte da vida da maioria das pessoas, os buscadores como o Google, com as redes sociais conquistando cada vez mais usuários o Marketing foi se adaptando.

Hoje na minha opinião e diversos profissionais de marketing, o  Inboud Marketing é a forma mais inteligente e econômica que a sua empresa precisa para conquistar e manter seus clientes.

Sabe o por quê?

Conhecendo seu público alvo o Marketing vai gerar conteúdos pensados para esse público com a divulgação nas Redes Sociais, sua empresa vai ter uma presença digital gerando envolvimento com a sua marca e despertando o interesse pelo seu serviço ou produto.
Milhões de empresas,em todo mundo, usam essa estratégia por trazer excelentes resultados.

Vendas mais em menos tempo

Com o Inboud Marketing o ciclo de vendas é menor, isso por causa do conteúdo relevante e personalizado, que acelera a movimentação dos leads pelo funil de vendas e os coloca mais cedo na etapa de decisão para compra.

O Marketing digital é para todo o tamanho de empresa e para qualquer área de atuação.

Segundo a pesquisa Martech 2017, 50,4% das empresas de tecnologia que adotam Inbound Marketing têm ciclo menor que 30 dias. Apenas 29,5% das que usam métodos Outbound têm esse desempenho.

Logo com um tempo de decisão menor sua empresa reduz os custos na aquisição do cliente.
Mescle o Inbound e Outbound para potencializar seus resultados.
Uma não anula a outra ao contrário uma complementa a outra.

Mas como posso mesclar?

De várias formas e para cada negócio será criado uma estratégia personalizada para atingir os  melhores resultados, veja abaixo alguns exemplos:

Crie parcerias para gerar indicações, descubra quem pode ser  parceiro da sua empresa esse é um bom exemplo de outboundo marketing que gera grandes resultados;

Participe de eventos do seu segmento onde a primeira prospecção será através de folhetos, mas sempre tenha como o objetivo principal  levar o seu prospect para seu site e Redes Sociais, para coloca-lo na jornada de compra.

Conclusão

Agora que você conheceu as duas estratégias é só colocar a mão na massa!

Resumindo veja o quadro comparativo com as principais características de cada metodologia.

Infográfico demostrando as principais diferenças entre o inbound e outbound marketing
Infográfico

Deixe uma resposta

quatro × 4 =

Fechar Menu