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Missão de uma organização | Criando Marketing

publicado em:25/11/19 5:19 PM por: Renata Gonçalves Marketing Digital

Neste artigo vamos falar sobre a missão de uma organização, e como uma missão bem definida é importante nas suas estratégias de marketing digital. 

A missão está inserida na cultura e ideologia da corporação, fortalecendo a identidade e garantindo credibilidade para os negócios.

Ela é de suma importância para motivar, garantir sucesso e atingir metas, portanto, deve estar notória tanto no nível estratégico, quanto no operacional.

Como definir uma missão para minha empresa.

Como tudo numa empresa para definir de forma correta a missão, precisa ser estudada, planejada e compartilhada. Sendo assim, absorvida por todos os colaboradores, e evidentemente, pelo gestor.

Definitivamente, a missão nada mais é do que a motivação de ser da empresa, é o propósito, finalidade dela, no mercado, o porquê da sua existência, o que a torna útil, certificando dessa maneira seus ganhos perante os acionistas e a sociedade em que atua, inspirando e ganhando reconhecimento.

 

 A importância da missão bem definida.

Peter Druck, já dizia que uma empresa se define pela sua missão. Ter um propósito bem definido torna sua competição no campo de atuação mais eficiente, e consequentemente, certificada nos negócios.

É importante que ela seja desafiadora e que sirva de inspiração para colaboradores e clientes.

Dizer de forma bem direta o que seu negócio é e para que ele existe, ou seja, o que se propõe a fazer, quem busca atender e quais as dificuldades existentes no mundo que resolverá. Nessa parte devemos limitar não só produtos ou serviços que pretendem ofertar, mas como deseja impactar a vida do seu público-alvo.

 

Mas como definir minha MISSÃO.

Quais às propostas de valor que a sua empresa almeja entregar? Valores esses que não são tangíveis, ou seja, possíveis ao tato, mas a “imagem impressa”.

A empresa deve conter parâmetros sociais mensuráveis e significativos. Conceitos como: função moral e ético da organização, imagem pública, público-alvo, produtos e serviços, e perspectiva de crescimento e lucratividade.

Existem questões que facilitam e direcionam na hora de criar a missão:

Para que a empresa existe?

Quem é o seu público-alvo?

Qual é o benefício gerado?

Como deve fazer?

Onde deve fazer?

Qual seria a responsabilidade social da empresa?

 

A Missão, na prática.

Um grande exemplo de missão bem-sucedida, é da empresa Google.

Desde o início ela entendeu a necessidade dos usuários e a razão de sua existência, conseguindo vislumbrar o propósito básico da instituição: “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”, e até hoje, vinte e um anos depois, segue seu objetivo com precisão.

O SEBRAE afirma que missão deve ser mais que um quadro exposto, significa ação. Não deve ser muito extensa e confusa, nem muito curta e sem sentido claro.

No fundo, deve servir como um mantra, uma crença que guia e estimula a existência da organização.

Não erre no seu propósito.

Declarar o seu propósito, torna a missão do seu projeto mais visível e claro. Essas diretrizes estratégicas são fundamentais para implementação de um gerenciamento mais eficaz e benéfica para os seus negócios.

De forma equivocada, muitos gestores têm uma interpretação simples sobre a missão da empresa e a defini como algo que é genérico e óbvio.

Dessa forma, acabam destinando pouco tempo à análise e elaboração desse tópico do seu planejamento.

Os erros mais graves estão relacionados à questão da qualidade e atender à necessidade dos clientes. Fique atento também com o uso de termos sofisticados, que agregados não traduzem e representam nada para quem lê.

Por fim, a falha mais preocupante é desenvolver uma missão da qual sua empresa não pratica no dia a dia dos seus negócios.

Conclusão

Não importa o tamanho da sua empresa, criar uma missão bem definida desde o inicio vai te ajudar a alavancar os seus negócios. Pois você saberá exatamente para quem e com quem sua empresa está se comunicando.

 





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