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Google remove filtros de selfies | Criando Marketing

publicado em:6/10/20 8:00 PM por: Renata Gonçalves GoogleTendência de Consumo

O Google remove filtros de selfies padrão em telefones Pixel para reduzir a comparação não íntegra.

Google esta semana anunciou um desenvolvimento importante na sua abordagem para edição de imagem e filtros aplicados às imagens tiradas através do seu dispositivo Pixel.

Uma das principais preocupações na era digital moderna é a comparação e os usuários comparando-se, injustamente, com imagens altamente editadas e elaboradas de pessoas online, que muitas vezes não são representativas da realidade.

 

Várias plataformas sociais já estão investigando maneiras de resolver problemas com comparação e fadiga de filtro. E esta semana, o Google deu um passo significativo na sua própria abordagem,  anunciando que estará removendo os filtros padrão em imagens selfie tomadas em dispositivos pixel.

Conforme explicado pelo Google :

“Conduzimos vários estudos e conversamos com crianças e especialistas em saúde mental de todo o mundo e descobrimos que quando as pessoas não sabem que uma câmera ou aplicativo de fotos aplicou um filtro, as fotos podem impactar negativamente o bem-estar mental. Esses filtros padrão podem silenciosamente definir um padrão de beleza com o qual algumas pessoas se comparem. “

Como resultado de suas investigações, o Google está procurando tornar o uso de seus filtros mais transparente, enquanto também remove referências a ‘beleza’ em suas ferramentas de retoque.

“Começando com o Pixel 4a , o novo Pixel 4a (5G)  e o Pixel 5 , as opções de retoque facial estão disponíveis no app da câmera, mas desativadas por padrão. Em uma próxima atualização, você verá ícones descritivos e gratuitos e rótulos para opções de retoque de rosto. E se você optar por usar efeitos de retoque de rosto, verá mais informações sobre como cada configuração é aplicada e quais alterações ela faz em sua imagem. “

Isso pode parecer um pequeno passo, mas é significativo na batalha mais ampla contra a comparação irreal, especialmente com respeito a usuários mais jovens e mais impressionáveis, que estão cada vez mais mais online.

Aqui está uma das verdades mais importantes que as pessoas precisam entender sobre a mídia social e o conteúdo compartilhado por pessoas nas plataformas sociais: Não é necessariamente representativo de sua realidade.

A falsa realidade das redes sociais

Na maioria dos casos, o que você está vendo nas redes sociais é um rolo de destaque, uma coleção dos melhores momentos daquela pessoa, enquanto deixa de fora tudo o que não está bom ou feio, todas as coisas normais e cotidianas que todos nós passamos e experimentamos.

E isso pode tornar a mídia social esmagadora. Quando você está vendo todas essas fotos de férias e exercícios de seus ex-colegas de classe, vizinhos, colegas de trabalho, etc. Inevitavelmente, você vai se comparar a essas imagens e essa comparação, em muitos casos, não será favorável .

Isso pode fazer você se sentir um fracasso, pode fazer você se sentir feia(o). Mas a verdade subjacente, em quase todos os casos, é que a comparação que você está aplicando simplesmente não é justa.

Saiba por que os Stories são os queridinhos dos usuários

Os Stories fazem um grande sucesso, pois eles oferecem um alívio bem-vindo em relação à perfeição das selfies criadas e com curadoria do Instagram porque pelo menos nos Stories você consegue ver um pequeno trecho, muitas vezes bobo, da vida de alguém ou da rotina de uma empresa.

Isso é mais identificável e mais difícil de polir e editar, porque embora você ainda possa adicionar filtros aos vídeos, não pode usar ferramentas digitais para mudar sua personalidade.

Vídeos curtos e rápidos humanizam as pessoas e reduzem as comparações injustas. É por isso que eles tiveram um grande aumento de pessoas e empresas utilizando e o sucesso é tão grande que outras plataforma que não tinham passaram a ter como por exemplo o próprio LinkedIn que é uma plataforma profissional mas se rendeu aos Stories.

TikTok a rede preferida dos jovens

Os clipes TikTok são outro exemplo da mesma tendência. No TikTok, embora ainda haja um foco preocupante na beleza, há também um foco ainda maior na criatividade e na diversão, e não se levando muito a sério. Claro, meninas vestindo roupas justas ainda usam a plataforma para agregar curtidas como um meio de autovalidação o que, dado que um terço dos usuários do TikTok nos EUA tem menos de 14 anos, é um grande problema. Mas ir além da selfie criada faz parte da popularidade da plataforma e da cultura da mídia social de forma mais ampla, além da evolução das redes sociais.

Objetivo do novo experimento do Google

E essa é uma mudança importante,  com o novo experimento do Google, precisamos encontrar maneiras de nos afastarmos das representações irrealistas da vida cotidiana, a fim de reduzir a pressão sobre as pessoas para serem perfeitas, ter uma pele perfeita, estar sempre forma, sempre usando a última moda, o mesmo exemplo pode ser aplicados nos Perfis de empresas.

Porque a vida não é assim. Especialmente agora, já que todos nós estamos trabalhamos em casa, na verdade, existe uma grande possibilidade de você está lendo esse artigo usando calças de moletom com cabelos bagunçados e olhos cansados. Porque isso é vida, isso é realidade, e as redes sociais distorceram isso de muitas maneiras.

A importância desse experimento

Agora parece que há uma mudança renovada para uma representação mais precisa, e é por isso que esse novo experimento do Google é uma etapa importante e valiosa.

Espero que este artigo te ajude a refletir que tanto no seu Perfil pessoal, ou no Perfil da  sua empresa, mostre os bastidores, mostre sua equipe, mostre sua rotina nos Stories.

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Fonte: Social Media Today.

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