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Dia Mundial do Consumidor e o Marketing digital | Criando Marketing

publicado em:10/03/20 5:07 PM por: Renata Gonçalves Datas EspeciaisMarketing DigitalTendência de Consumo

Dia Mundial do Consumidor vai além das ofertas.

A busca pelas vendas está cada vez mais intensa entre as empresas e, no Dia Mundial do Consumidor, é bom relembrar o quanto o marketing digital pode colaborar para a boa imagem institucional do seu negócio.

Se antigamente o impulso da compra era influenciado apenas  pelas propagandas nos meios tradicionais de publicidade, hoje o panorama é outro.

A internet trouxe mais acesso às informações e também tornou os consumidores mais exigentes antes de comprar.
Criado em 1962 pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos, o Dia Mundial do Consumidor é comemorado, anualmente, em 15 de março.

A legislação no Brasil protege quem compra, dando o direito à escolha, à informação e à devolução, no caso de insatisfação com as aquisições.

Nas redes sociais, um comentário negativo pode arruinar a imagem e trazer sérios prejuízos às empresas, influenciando negativamente e até destruindo a reputação dos produtos e serviços.

É aí que entra a estratégia de comunicação e marketing digital, como uma forma de fortalecer e dar pronta resposta a consumidores  insatisfeitos.

Na verdade, o caminho é simples: imagine-se no lugar do seu consumidor e você entenderá exatamente o que ele precisa pra ser feliz e continuar com você.

Comunicação clara, honesta, entrega no prazo e troca de produtos defeituosos são um bom começo. O mesmo se aplica para a  empresa que oferece serviços, oferecer um Voucher de cortesia, no mesmo valor do serviço que a deixou insatisfeita(o), para estimulá-la a retornar e acabar com a má, impressão.

Veja essas dicas de como amenizar as dores de cabeça com esse tema:

Atendimento e suporte à venda

Instruções e suporte para tirar dúvidas sobre a compra realizada são essenciais. Se não tiver com quem tirar as dúvidas, ele vai buscar os canais na internet e usar sua vitrine para reclamar, criticar a empresa e encontrar alguém que dê atenção às suas dores. Crie um canal com chatbots, com mensagens que mostrem um caminho de suporte. Mesmo que o atendimento pós-venda não funcione 24 horas por dia, o robô pode registrar o contato e indicar um horário de atendimento especializado.

Sem burocracia

Evite criar muitas etapas no atendimento. Respostas burocráticas e “engessadas”, crie processos inteligentes para efetivamente resolver o problema do cliente, e não piorar o problema. É preciso que o consumidor sinta confiança, de que está tendo atenção de pessoas que efetivamente sejam capazes de resolver o problema ou, ao menos, colaborar com essa solução.

Canais de comunicação

Não há nada pior do que estar insatisfeito e não ter com quem reclamar. Quando pensar em uma estratégia de comunicação para o seu negócio, lembre-se de criar canais para que os consumidores possam ser ouvidos.

Quando está incomodado com uma compra, o consumidor geralmente busca, em primeiro lugar, os links de “Fale Conosco” no seu site.

Se não houver lugar para reclamar, ele irá direto para as suas páginas nas redes sociais, criticar não só o produto ou serviço, mas também o seu mau-atendimento, dificultando a conversão de novos leads.

Dica:
Crie mais de uma opção de canal para o seu cliente, como telefone, e-mail e chats, de forma que o cliente se sinta à vontade para falar.

Branding para destacar bom atendimento

Criar uma equipe ou selecionar um profissional, para monitorar as redes sociais e identificar reclamações pode ser uma excelente forma de apagar incêndios antes que se espalhem.

Mostrar que a empresa tem a preocupação em tratar bem seus clientes pode estimular um comprador a finalizar o processo de compra. Afinal, a compra sempre é uma relação de confiança.

Estimule seus consumidores a fazerem comentários positivos em suas redes e, sempre que receber uma avaliação ou comentário, agradeça o quanto antes, pois a resposta da sua empresa aumenta a confiança dos consumidores.

Dica:
Para os clientes mais fiéis, agradeça com mimos que podem ser descontos em serviços ou produtos que ele ainda não conhece, aumentando seu Ticket Médio. (O ticket médio é um indicador de desempenho essencial que fornece o valor médio de vendas por cliente).

Surpreenda e agrade!

No Dia Mundial do Consumidor, aproveite a data para criar oportunidades de vendas, crie Campanhas no Google e nas redes sociais, com frete grátis, desconto especiais…

Mas também aproveite a data, para refletir se sua empresa está cuidando bem do seu cliente, se entrega o que promete e corrige as falhas, afinal ninguém é perfeito!

Não use está data só para vender, aproveite para homenagear quem está com você o ano inteiro!

Não há consumidor que resista a ser surpreendido em datas especiais com atenção e afagos.

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Suce$$o!




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