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Atrair clientes não é o suficiente para vender | Criando Marketing

publicado em:5/03/20 5:52 PM por: Gonçalves Marketing Digital

Atrair possíveis clientes, para depois converter.

Estamos nos aproximando do Dia Mundial do Consumidor, trago um exemplo de que a maioria das empresas se preocupam mais em vender do que prestar um serviço de qualidade.

Hoje trago um case que mostra que atrair clientes não é o suficiente para convertê-los em venda.

Antes de mais nada, é preciso corrigir um entendimento mestre, ao qual muitos empreendedores possuem uma visão equivoca dos papéis: Marketing Digital não é responsável pela venda, e sim você que é o especialista do seu negócio.

Papel do Marketing Digital – Gerar LEADS | Atrair Clientes

Como disse no título desse artigo, a função do marketing digital é atrair possíveis clientes para seu produto ou serviço, ou seja, levar leads a entrar em contato com você por alguma mídia (meio), seja ela uma rede social, pesquisa no Google, WhatsApp, telefone ou visita direta no endereço do seu negócio.

O que é Lead?

Lead, em Marketing Digital, é um potencial consumidor que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço.

Papel do Setor Comercial – Converter Leads em Clientes

Desde que o mundo é mundo, é papel do vendedor ou setor comercial vender! Deve haver entendimento e sintonia entre Marketing e Comercial.

Mas o vendedor é responsável por acolher e endereçar de forma mais cirúrgica todo o  ciclo de venda, que começa com os Leads trazidos pelo Marketing.

Vamos ilustrar melhor com o case abaixo:

Case Receiver (Inversão de papéis)

Minha missão:

Substituir urgentemente o sistema de som ambiente da minha casa para o Carnaval.

Devido a urgência, comecei a procura em uma sexta-feira antes da sexta-feira de Carnaval. Essa foi a parte fácil!

O marketing digital da empresa fez o seu “dever de casa”, fez um anúncio no Google, que me levou para o site da empresa, onde assistir um vídeo do produto.

Me convenceu instantaneamente e comprei(ação).

A promessa:

A empresa tinha o serviço de encomenda expressa (mediante pagamento extra), ao qual prometia uma entrega em até 4 dias úteis, portanto,  dentro do prazo que eu precisava.

O problema:

Acompanhado o transporte, pude perceber que a transportadora estava cometendo uma série de erros de encaminhamento, assim afetando diretamente minha entrega.

Entrei rapidamente em contato com o vendedor(loja) para pedir uma correção. Para minha surpresa, a empresa não estava preparada para o problema, mostrando um desconhecimento do processo de entrega e não respeitando o prazo combinado.

 

Atrair clientes não é o suficiente para vender

Resultado:

A entrega só aconteceu no fim da segunda-feira, após o Carnaval.  Só não cancelei, porque gostei muito do produto, graças ao trabalho do marketing, que sustentou a operação.

Conclusão:

Fui impactado “automagicamente” pelo marketing digital, que fez um excelente trabalho, influenciando positivamente para o não  cancelamento da venda.

Isso pouco acontece, na maioria das vezes a empresa perde a venda. Erros comerciais como este, geram cancelamento, pois os clientes não toleram promessas que não são cumpridas.

Reflexão:

A  sua empresa está priorizando uma comunicação clara e honesta com seus clientes?

O seu produto ou serviço entrega o que promete?

Aproveite o mês do consumidor para construir e fortalecer a reputação da sua empresa!

Saiba mais:

Descubra o que é OKR e como essa metodologia pode auxiliar no crescimento do seu negócio.

Suce$$o.

 



A última modificação foi feita em:março 10th, 2020 as 17:14




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